Carmo do Cajuru vai ganhar indústria de biotecnologia após acordo celebrado com articulação do campus Dona Lindu da UFJS
MRJ Farma pode investir na unidade R$ 70 milhões, com potencial para geração de empregos diretos para até 90 colaboradores.

Na foto, da esquerda para a direita: Leonardo Faria, Edson Vilela, governador Zema, Júnior Ribeiro e Paulo Granjeiro — Foto: ASCOM UFSJ/Divulgação

Será instalada em Carmo do Cajuru uma unidade biotecnológica da empresa MRJ Farma. Segundo divulgado pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que tem em Divinópolis o campus Dona Lindu, o processo de ida da empresa para a região Centro-Oeste de Minas se deu através de articulação da institução, por meio do professor e coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), Paulo Granjeiro.

"Esta é uma oportunidade de emprego para nossos egressos, de campo de estágio e de possíveis acordos de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Destaco que as alianças estratégicas – baseadas no conceito de tríplice hélice, entre governos municipal e estadual, empresa e academia –, chegaram para contribuir com o desenvolvimento econômico e social", comentou o professor.

A MRJ Farma tem como carro-chefe o medicamento pediátrico Colic Calm e vai desenvolver um pipeline de novos produtos, a serem vendidos no Brasil e no exterior. A previsão, conforme a UFSJ é de que o investimento na unidade biotecnológica seja da ordem de R$ 70 milhões, com potencial para geração de empregos diretos para até 90 colaboradores.

Celebração de instalação

Uma reunião ocorreu no fim de setembro na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, quando foi celebrada a instalação de unidade biotecnológica da empresa MRJ Farma na cidade de Carmo do Cajuru.

Conforme a UFSJ, a instalação de uma empresa farmacêutica em uma das áreas de abrangência da UFSJ está em sinergia com os objetivos da Política de Inovação e com o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. "Não tenho dúvida do quanto isso poderá agregar à formação de alunos, técnicos e professores da UFSJ”, ressaltou o coordenador.

Reunião

Participaram da reunião, além do professor Paulo Granjeiro, o governador de Minas, Romeu Zema; o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela; o empreendedor da MRJ Farma, Júnior Ribeiro; e o construtor Leonardo Faria. À mesa de negociações, estiveram o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Passalio, o deputado federal Domingos Sávio e o deputado estadual Gustavo Mitre.

Fonte: G1

Publicada em: 11/10/2021